2ª Edição
Seja bem-vindo ao Programa Avançado em Gestão e Marketing Estratégico Aplicado à Farmácia Comunitária.
Bem-vindo ao Programa Avançado em Gestão e Marketing Estratégico Aplicado à Farmácia Comunitária. Este programa de educação executiva é projetado para farmacêuticos e profissionais de saúde que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades na gestão eficaz de farmácias comunitárias, aproveitando estratégias de marketing, gestão de recursos humanos, gestão financeira e contbailista, gestão estratégica e gestão logística avançada.
Nos últimos anos, a farmácia comunitária tem passado por mudanças significativas, enfrentando desafios e oportunidades únicos. À medida que a procura por serviços de saúde aumenta e a concorrência se intensifica, é imperativo que os profissionais de farmácia adotem uma abordagem estratégica e inovadora para garantir o sucesso de suas empresas.
Neste programa, exploraremos uma ampla gama de tópicos relacionados à gestão farmacêutica, desde a otimização da operação diária de uma farmácia até o desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes para alcançar e envolver os pacientes. Os formandos terão a oportunidade de aprender com especialistas e docentes da área, participar de estudos de caso reais e aplicar conceitos avançados em um ambiente prático.
À medida que avança neste programa, estará preparado para enfrentar os desafios complexos do setor farmacêutico com confiança, adotando práticas de gestão modernas e estratégias de marketing inovadoras que levarão sua farmácia comunitária ao próximo nível de sucesso.
Estamos entusiasmados por se juntar a nós nesta jornada de aprendizagem e crescimento profissional. Prepare-se para mergulhar em um programa que o capacitará a se destacar em um mercado em constante evolução e a oferecer o melhor atendimento possível aos seus pacientes.
Data: 15 Setembro de 2023 a 29 de Janeiro de 2024
Destinatários:
Propietários de Farmácia, Gestores de farmácia, Diretores Técnicos, Farmacêuticos ou Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica em Farmácia responsáveis pela gestão de recursos humanos, marketing e/ou logística e todos os profissionais que pretendam saber mais sobre este tema.
Objetivos:
O Programa Avançado de Gestão e Marketing, tem como objetivo capacitar os formandos de conhecimento, aptidões e ferramentas de gestão e marketing que permitem planear, implementar e desenvolver soluções inovadoras na sua área de atividade, nomeadamente no que refere à farmácia comunitária.
Conteúdo Programático:
Módulo 1 – Introdução à Gestão
Módulo 2 – Princípios Básicos Contabilidade e Finanças empresariais
Módulo 3 – Legislação Farmacêutica aplicado ao marketing e gestão
Módulo 4 – Introdução ao Marketing Estratégico
Módulo 5 – Introdução ao Marketing Digital
Módulo 6 – e-Commerce
Módulo 7 – Análise de Dados em Saúde
Módulo 8 – Planeamento e Controlo de gestão Estratégico
Módulo 9 – Técnicas de Vendas
Módulo 10 – Introdução à Negociação
Módulo 11 – Comunicação Institucional e Parcerias
Módulo 12 – Comportamento Organizacional
Módulo 13 – Princípios Básicos de Empreendedorismo e Inovação
Seminário: “A importância das multi-parcerias na Saúde”
Projeto – Elaboração de um Plano de Marketing ou Estratégico aplicado a um caso prático (Avaliação)
Calendarização:
O Programa Avançado de Gestão e Marketing tem duração 74h e divide-se em sessões online síncronas, de 15 de setembro de 2023 a 29 de janeiro 2024* das 20:30 às 22:30 (2x semana), através da Plataforma Microsoft Teams.
*A data de apresentação do projecto será definida conforme a disponibilidade do grupo.
Formadores:











O Programa Avançado é creditado pela Ordem dos Farmacêuticos (5 CDP).

No final da formação será entregue um certificado de presença.
DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS CONEXOS
O presente conteúdo está protegido por Direitos de Autor e Direitos Conexos ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia. Não são permitidas cópias, importações ou demais utilizações, salvo mediante autorização expressa pela Salus Consulting, lda, e sempre com referência à fonte de informação. A proteção dos direitos de autor e de propriedade industrial sobre os conteúdos presentes neste Website, estende-se a todas as cópias de parte ou da totalidade da informação, nele contida.
O que dizem os Formadores…

O Dr. Ivo Moreira é licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e desempenha funções comerciais na área da indústria farmacêutica. Interessa-se desde o início da sua carreira pela área de marketing e vendas, tendo investido em formações complementares à sua área de formação principal, nomeadamente num mestrado em marketing management, cursos de gestão e liderança em organizações, sales management e mais recentemente numa pós-graduação em marketing digital.
Gosta de desafios e sente que temos que estar constantemente atualizados de forma a podermos trazer valor acrescentado naquilo que fazemos.
Acredita que a aprendizagem é um caminho que não tem metas, mas sim várias etapas que enriquecem de competências quem está disponível para as ultrapassar.
Este programa avançado em gestão e marketing estratégico procura dotar os seus participantes com princípios fundamentais de gestão estratégica e organizacional e potenciar a utilização de ferramentas de marketing com um cariz inovador dentro do sector farmacêutico. Contamos convosco para o sucesso desta e de futuras edições deste programa.
Ainda ficou com Dúvidas?
Testemunho

Joana Marques, Farmacêutica Especialista em Dermofarmácia, tendo criado e implementado a marca SAAD (Serviço de avaliação e acompanhamento dermofarmacêutico)
"A área de marketing sempre foi algo que me apaixonou, tanto ou mais que a minha profissão de farmacêutica. No entanto, senti algumas lacunas nesta área na minha formação académica, razão pela qual optei por frequentar este curso.
Este curso foi exigente, intenso, mas muito gratificante: por um lado tem um módulo de gestão, muito importante para o meu dia-a-dia, e, por outro, tem um segmento de marketing, que engloba todo o planeamento, estratégia e uma visão 360º de um novo produto/serviço. O que mais gostei do curso? Todo o conhecimento adquirido, bem como todas as “dicas” e “truques” sugeridos.
Os formadores deste curso têm a capacidade que colocar o aluno a adquirir uma visão “fora da caixa” sobre o que é o marketing e a delinear uma estratégia de negociação, planeamento e execução, ferramentas essenciais para o sucesso de qualquer ação de marketing.
Recomendo a 100% frequentar este curso para quem considera o marketing o futuro da farmácia comunitária."